Friday 7 January 2011

"Heart Of Soul", The Cult (canção #7)

No sentido contrário aos Simple Minds, eis que surge uma banda que poderia arcar com este rótulo de “só conheço umas duas canções deste grupo”. Confesso nunca acompanhei a obra dos The Cult. “Heart Of Soul” e “She Sells Sanctuary” são as excepções neste oceano de desconhecimento. Peço desculpa aos fãs pela minha ignorância…
Assim sendo, resolvi tocar num ponto do vídeo da canção “Heart Of Soul”, a sétima deste desafio. Claramente, os The Cult estavam a pedir linchamento público! No vídeo entram índios norte americanos (habitual na obra deles), sangue, o vocalista Ian Astbury está constantemente a apontar uma pistola ao espectador, e o mais “grave” de tudo: ele próprio personifica Cristo! Naquele tempo (não no tempo de Cristo, mas sim no início dos anos 90), as bandas adoravam utilizar temas religiosos nos vídeos. Era uma espécie de garantia de polémica, e, consequentemente, de muita publicidade. Não me recordo se foi o caso deste vídeo, mas acredito que sim. Alguns sectores mais conservadores da sociedade e entidades religiosas sempre foram uma espécie de censura dos artistas pop/rock. Ao primeiro sinal profano, choviam críticas, mensagem de repúdio. Perante esta situação, todos queriam ver o “pecado”, e o sucesso era espectacular! No entanto, coloco a questão: alguma vez criticaram os vídeos das bandas de heavy metal, que constantemente utilizam símbolos religiosos? Nem pensar!! Seria de péssimo mau gosto analisar alguma obra “heavy” por parte de pessoas conservadoras! Eu não consigo imaginar o pároco de Caracoletas de Baixo emitir uma declaração do tipo: “Irmãos, não vejam o último vídeo dos “Karcass”! Aparece um crucifixo no canto da sala!!” Ó senhor abade, afinal, o que é que anda a ver no horário de retiro espiritual?!




Os britânicos The Cult lançaram, em 1991, o seu 5º álbum de originais, “Cerimony”, obtendo algum reconhecimento internacional.  “Heart Of Soul” foi o single de lançamento, tornando-se num dos maiores sucessos da banda.

20 Anos Depois... "Heart Of Soul”, dos The Cult.


No comments:

Post a Comment