Sunday 9 January 2011

"You Could Be Mine", Guns N´Roses (canção #9)

Em 1991 e 1992, quem não gostasse de Guns N’Roses deveria ser apedrejado em praça pública. Não era bem assim, mas a “Febre Guns” invadiu todo o planeta, acompanhada por milhões de discos vendidos e centenas de concertos esgotados.
Como vão marcar presença várias vezes neste desafio, poderei escrever algo mais sobre eles em outras ocasiões. Desta vez vou me debruçar um pouco mais sobre o vídeo de hoje, porque sempre tive uma recordação que mistura decepção com parvoíce. “You Could Be Mine” fez parte da banda sonora de “Terminator 2: Judgement Day”, filme de enorme sucesso, com fabulosas cenas de acção, que estão inseridas no vídeo, e que revezam com imagens de um suposto concerto dos Guns, num recinto fechado e repleto de fãs em êxtase. A dada altura, chega T-800 (Exterminator, interpretado por Arnold Schwarzenegger), munido de uma arma de fogo. Este é dos meus: quando vou a um concerto, levo sempre comigo uma espada samurai, ou uma granada de mão, e, por vezes, uma G3. Afinal, nunca sabemos quem é que nos aparece pela frente nesses recintos repletos. Voltando ao vídeo, após fazer uma ronda pela multidão, eis que o alvo é identificado: Guns N´Roses. Ali, em cima do palco, serão facilmente abatidos. Mas o T-800 é calculista e evita o tumulto desnecessário. Decide realizar o trabalho no final do show, quando o público já regressou a casa, e o ambiente está tranquilo. Na altura em que os músicos estão a sair do recinto para entrarem na sua auto-caravana, o exterminador frio e calculista aproxima-se deles, analisa-os um por um. Quando encara Axl Rose um banho de sangue está eminente. O que se segue é de uma brutalidade imensurável: T-800 (recebe uma indicação disparar sobre Axl Rose seria um disperdício de munições e… trocam um sorriso! Um sorriso?! Um robot que veio do futuro, cuja missão principal é matar, anda a trocar sorrisos com o líder dos Guns N’Roses?! Provavelmente entrou para o clube de fãs, tornou-se groupie, e passou a ser cliente habitual do camarim da banda. Creio que esta cena é um golpe doloroso para qualquer fã da saga Terminator. Ai, Cameron, crias um filho, e aparece sempre alguém a desvia-lo para caminhos impróprios! 



“You Could Be Mine” foi o primeiro single do álbum “Use Your Illusion II” dos norte-americanos Guns N’Roses. Foi incluído na banda sonora do filme “Terminator 2: Judgment Day”, de James Cameron.

20 Anos Depois... "You Could Be Mine”, dos Guns N’Roses.



No comments:

Post a Comment