Saturday 15 January 2011

"The Fly", U2 (canção #15)

Quando o single de apresentação do álbum “Achtung Baby” dos irlandeses U2 foi apresentado, muita gente deve ter torcido o nariz. De facto, “The Fly” estava muito distante do espectro musical da banda. Mais do que isso: parecia ser diferente de tudo aquilo que já se tinha ouvido. Apesar da “bizarrice”, foi a partir daqui que os U2 a banda mais popular do planeta, e os seus concertos passaram a ser um autêntico espectáculo audiovisual, a “Zoo TV Tour”.
Uma curiosidade em relação ao vídeo: o par de óculos estiloso usado por Bono Vox causou muita sensação na época, chegando a receber uma alcunha. Para entender melhor, é só seguir o raciocínio:
a canção chama-se “The Fly”, ou seja, “a mosca”; Bono utiliza óculos estilosos nesse vídeo. Alcunha dada: “óculos à mosca”! Brilhante!
Na verdade, “The Fly” passou a ser o nome da personagem criada por Bono, que usava os tais “óculos à mosca” e roupa de cabedal preta, e que se apresentou durante a “Zoo TV Tour”.




“Achtung Baby” é, provavelmente, o melhor álbum dos irlandeses U2. Surgindo som inovador, as vendas atingiram as 18 milhões de cópias, alcançando o primeiro lugar em vários países. O single “The Fly” foi a canção de lançamento, e foi uma amostra perfeita do novo estilo adoptado pela banda.

20 anos depois... "The Fly", dos U2.

No comments:

Post a Comment