Friday 30 March 2012

#91- "You Gotta Believe", Marky Mark & The Funky Bunch

Marky Mark & The Funky Bunch participaram na edição de 1991 do “20 Anos Depois” com o tema “Good Vibration”, do álbum “Music for the People”. Desta vez, repetem a presença com “You Gotta Believe”, do álbum com o mesmo nome. Infelizmente para eles, o sucesso andou longe de repetir o sucesso do seu antecessor.


20 Anos Depois… “You Gotta Believe”, de Marky Mark & The Funky Bunch. 


#90- "Nobody Hears", Suicidal Tendencies

No início da década de 90, o sucesso do grunge, e bandas rock de cariz mais “pesado” como os Metallica e Guns N´Roses, aumentou o interesse do público em tudo que abordasse essa área musical. Não foi de estranhar, por isso, a aparição de bandas já com carreiras longas, mas com reconhecimento discreto, a ganhar protagonismo nas rádios, televisão e nas tabelas de vendas. É o caso dos Suicidal Tendencies, banda norte-americana liderada por Mike Muir, que lançou o seu quinto álbum em 1992, denominado “The Art of Rebellion”, cujo single de estreia foi “Nobody Hears”.



20 Anos Depois… “Nobody Hears”, dos Suicidal Tendencies. 


#89- "Faithful", Go West

“Indian Summer” foi o álbum de maior destaque na discografia dos ingleses Go West, duo constituído por Peter Cox e Richard Drummie. A canção de maior destaque deste trabalho foi “Faithful”, o single de estreia.



20 Anos Depois… “Faithful”, dos Go West.


#88- "Don't You Want Me", Felix

“Don’t You Want Me” é uma das maiores referências da música de dança de sempre. Pertence ao DJ britânico Felix, e faz parte do álbum “#1”. Como seria de esperar, foi #1 em vários países, sobretudo europeus.



20 Anos Depois… “Don’t You Want Me”, de Felix.


Tuesday 27 March 2012

#87- "“Nuthin' but a G thang”, Dr. Dre

Do trabalho de estreia do rapper Dr. Dre, “The Chronic”, temos “Nuthin' but a G thang”, o single de estreia. Destaque para a contribuição do novato Snoop Dogg.



20 Anos Depois… ““Nuthin' but a G thang”, de Dr. Dre.


Monday 26 March 2012

#86- "If I Ever Fall in Love", Shai

A banda de R&B norte americana Shai destacou-se em 1992 com o single “If I Ever Fall in Love”, do álbum com o mesmo nome, atingindo o primeiro lugar nos EUA, e permaneceu na vice-lidernça durante 9 semanas. Faltou um bocadinho mais…



20 Anos Depois… “If I Ever Fall in Love”, dos Shai.


#85- "Wicked", Ice Cube

Primeiro single do album “The Predator”, o terceiro da carreira do rapper / cantor Ice Cube. O vídeo conta com a participação dos Red Hot Chili Peppers.



20 Anos Depois… “Wicked”, de Ice Cube.


#84- "Hotel Illness", The Black Crowes

Primeiro single do aclamado álbum “The Southern Harmony and Musical Companion”, dos norte-americanos The Black Crowes. Tal como outros singles deste trabalho, “Hotel Illness atingiu o primeiro lugar da tabela de vendas nos EUA.



20 Anos Depois… “Hotel Illness”, dos The Black Crowes.


#83- "Laid So Low (Tears Roll Down)", Tears for Fears

Foi em 1992 que os britânicos Tears for Fears, duo liderado por Raoul Jaime Orzabal de la Quintana (Roland Orzabal), lançaram o seu álbum de êxitos, “Greatest Hits 82-92”. Todos os grandes sucessos da banda estavam presente, juntamente com um novo single, “Laid So Low (Tears Roll Down)”. A partir deste álbum, o outro membro do duo, Curt Smith, saiu para outras bandas, e os Tears for Fears era apenas Roland Orzabal. 



20 Anos Depois… “Laid So Low (Tears Roll Down), dos Tears for Fears.


#82- "Reverence", The Jesus and Mary Chain

“Reverence” foi o primeiro single do quarto álbum dos míticos The Jesus and Mary Chain, “Honey’s Dead”.



20 Anos Depois… “Reverence”, dos The Jesus and Mary Chain.


Saturday 24 March 2012

#81- "I'm Every Woman", Whitney Houston

Até agora, um dos acontecimentos mais marcantes do ano foi a morte de Whitney Houston, precisamente 20 anos depois do lançamento do grande êxito que foi a banda sonora do “The Bodyguard”. Depois de “I Will Aleays Love You”, o single seguinte foi “I’m Every Woman”, tema reeditado por Houston, de um original de Chaka Khan, de 1978. 



20 Anos Depois… “I’m Every Woman”, de Whitney Houston.

Friday 23 March 2012

#80- "She's a Superstar", The Verve

Primeiro single da carreira dos The Verve. Pertence ao EP “The Verve”, lançado em 1992.



20 Anos Depois… “She’s a Superstar”, dos The Verve.


Thursday 22 March 2012

#79- "Mr. Loverman", Shabba Ranks

É originário da Jamaica o som deste “Mr. Loverman” do cantor Shabba Ranks, e tornou-se no maior sucesso da sua carreira. Faz parte do álbum “Rough and Ready Volume I”. Curiosamente, foi “X-Tra Naked”, álbum também de 1992, que venceu o Grammy para melhor álbum reggae.



20 Anos Depois… “Mr. Loverman”, de Shabba Ranks.


Shabba Ranks - Mr. Loverman por klmbaby

#78- "Constant Craving", k.d. lang

Um das melhores canções de 1992 foi “Constant Craving”, da cantora canadiana k.d. lang, e pertence ao álbum “Ingénue”. No currículo da canção contam nomeações é prémios Grammy, prémios MTV, para além do bom desempenho nas tabelas de vendas.



20 Anos Depois… “Constant Craving”, de k.d. lang.


Saturday 17 March 2012

#77- "Deeper and Deeper", Madonna

O álbum “Erotica”, de Madonna, teve sucesso mais pela polémica que provocou do que pela sua qualidade musical. O seu segundo single foi “Deeper and Deeper”, e foi #1 em vários países. Ah… faz lembrar “Vogue”!



20 Anos Depois… “Deeper and Deeper”, de Madonna.


Madonna - Deeper and Deeper por RosaCrvx

#76- "Make Love Like a Man", Def Leppard

“Make Love Like a Man” foi o Segundo single retirado do álbum multi-platinado “Adrenalize”, de 1992. Foi o sucessor de um dos maiores êxitos de sempre da banda, “Let’s Get Rocked”.



20 Anos depois… “Make Love Like a Man”, dos Def Leppard.


Thursday 15 March 2012

#75- "People Everyday", Arrested Development

Outra banda que deu os seus primeiros passos em 1992 foram os Arrested Development. O nome do álbum de estreia é “3 Years, 5 Months & 2 Days in the Life of…”, e teve como single de estreia “People Everyday”.



20 Anos Depois… “People Everyday”, dos Arrested Development.


Wednesday 14 March 2012

#74- "Love's Sweet Exile / Repeat", Manic Street Preachers

Segundo single de “Generation Terrorists”, álbum de estreia dos Manic Street Preachers.



20 Anos Depois… “Love’s Sweet Exile / Repeat”, dos Manic Street Preachers.


Tuesday 13 March 2012

#73- "A Un Minuto de Ti", Mikel Erentxun

O álbum de estreia de Mikel Erentxum, cantor espanhol pertencente à banda Ducan Dhu, foi  “Naufragios”, que continha o maior sucesso, até à data, da sua discografia. O tema era “A Un Minuto de Ti”, e obteve sucesso em vários países europeus.



20 Anos Depois… “A Un Minuto de Ti”, de Mikel Erentxun.


Monday 12 March 2012

#72- "Man On the Moon", R.E.M.

“Man On the Moon” foi o segundo single retirado do álbum “Automatic For the People”, dos R.E.M. Trata-se de uma homenagem ao actor Andy Kaufman, falecido em 1984. Em 1999, seria a vez de Milos Forman homenagear o actor através do filme “Man On the Moon”, interpretado por Jim Carrey, e com o tema dos R.E.M. a servir de base à banda sonora.



20 Anos Depois… “Man On the Moon”, dos R.E.M..


Sunday 11 March 2012

#71- "How Do You Do!", Roxette

Veteranos neste blog, os Roxette regressam na edição de 1992 graças ao álbum “Tourism”, composto por temas gravados ao vivo e outros trabalhos de estúdio nunca antes lançados. É o caso do primeiro single, “How Do You Do!”, que conseguiu bastante notoriedade na Europa, situação recorrente na carreira da dupla sueca.



20 Anos Depois… “How Do You Do!”, dos Roxette.


Saturday 10 March 2012

#70- "Amor d'Água Fresca", Dina

No dia em que se realiza mais uma edição do Festival RTP da Canção, uma recordação com 20 anos: “Amor d’Água Fresca”, interpretada por Dina, venceu a edição de 1992, e tornou-se numa das poucas canções na história da música onde, basicamente, falava-se de fruta. Escrita por Rosa Lobato de Faria e com música da própria Dina, a imprevisibilidade do tema no âmbito de um Festival, transformou-a num dos acontecimentos marcantes na história dos certames.



20 Anos Depois… “Amor d’Água Fresca”, de Dina.


Friday 9 March 2012

#69- "Digging in the Dirt", Peter Gabriel

“Digging in the Dirt” foi o single de lançamento do sexto álbum de originais do ex-Genesis Peter Gabriel. Como é hábito, o vídeo é uma “pequena maravilha” da tecnologia, que lhe valeu a conquista de um Grammy. No entanto, o sucesso comercial da canção não alcançou horizontes tão longínquos.



20 Anos Depois… “Digging in the Dirt”, de Peter Gabriel.


Thursday 8 March 2012

#68- "Shake Your Head", Was (Not Was)

Um dos momentos altos da carreira dos norte-americanos Was (Not Was), banda com mais de trinta anos de carreira, foi “Shake Your Head (Let’s Go to Bed)”, single do álbum “Born to Laugh at Tornadoes”, de 1983, e que contou com a participação de Ozzy Osbourne. Na sua colectânea lançada em 1992, “Hello Dad… I’m In Jail”, a banda reeditou a canção (apenas “Shake Your Head”), e desta vez, foi Kim Basinger a artista escolhida para “cantarolar” algo. O single foi #4 no top britânico. Foram responsáveis pelas primeiras partes da digressão mundial dos Dire Straits para a promoção do álbum “On Every Street”.



20 Anos Depois… “Shake Your Head”, dos Was (Not Was).


Was Not Was - Shake Your Head por Hakunamatata67

#67- "There Goes the Neighborhood", Body Count

Primeiro single do álbum homónimo da banda de heavy metal norte-americana Body Count, liderada por Ice T, artista que conjugou a sua carreira musical com o mundo do cinema.



20 Anos Depois… “There Goes the Neighborhood”, dos Body Count.


Tuesday 6 March 2012

#66- "Chuva Dissolvente", Xutos & Pontapés

Os Xutos & Pontapés são uma referência obrigatória do rock português. Com 33 anos de carreira, a banda ainda apresenta grande dinâmica, editando álbum com muita regularidade. Em 1992 lançaram o álbum “Dizer Não de Vez”, que incluía um dos grandes sucessos de sempre da banda, “Chuva Dissolvente”.



20 Anos Depois… “Chuva Dissolvente”, dos Xutos & Pontapés.


Monday 5 March 2012

#65- "In These Arms", Bon Jovi

“In These Arms” é um dos grandes temas do álbum “Keep the Faith”, o trabalho multi-platinado dos Bon Jovi, lançado como terceiro single.



20 Anos Depois… “In These Arms”, dos Bon Jovi.


Sunday 4 March 2012

#64- "Love You All My Lifetime", Chaka Khan

“The Woman I Am”, foi o oitavo album da “rainha do Funk”, Chaka Khan. Graças a ele, a artista norte-americana venceu o Grammy de melhor performance feminina num álbum R&B. O primeiro single foi “Love You All My Lifetime”.



20 Anos Depois… “Love You All My Liifetime”, de Chaka Khan.


Chaka Khan - Love you all my lifetime por foxysoul

#63- "Straight To You", Nick Cave & The Bad Seeds

“Straight To You” foi o primeiro single para promoção do álbum “Henry’s Dream”, o sétimo da carreira do australiano Nick Cave, que contou, mais uma vez, com a participação dos The Bad Seeds.



20 Anos Depois… “Straight To You”, de Nick Cave & The Bad Seeds.


Saturday 3 March 2012

#62- "High", The Cure

Um dos melhores álbuns da discografia dos ingleses The Cure é “Wish”, lançado em 1992, e que chegou a receber uma nomeação para o Grammy de melhor álbum de música alternativa. O primeiro single foi “High”.



20 Anos Depois… “High”, dos The Cure.


#61- "Human Touch", Bruce Springsteen

Além de “Lucky Town”, Bruce Springsteen lançou, durante o ano de 1992, um segundo álbum, “Human Touch”, cujo single principal, com o mesmo nome, tornou-se um dos últimos sucessos da carreira do cantor norte-americano.



20 Anos Depois… “Human Touch”, de Bruce Springsteen.


Morrissey lidera top 10 de Fevereiro

Morrissey, antigo “Mr. Smiths”, obtém o seu maior destaque no “20 Anos Depois…” com o tema “We Hate It When Our Friends Became Sucessfull”, alcançando o primeiro lugar do top 10 de Fevereiro. Destaque igualmente para os Rage Against the Machine e The B-52’s, na segunda e terceira posições, respectivamente.



1º- “We Hate It When Our Friends Became Sucessfull”, de Morrissey;

2º- “Killing In the Name”, dos Rage Against the Machine;

3º- “Good Stuff”, dos The B-52’s;

4º- “100%”, dos Sonic Youth;

5º- “Ain’t 2 Proud 2 Beg”, das TLC;

6º- “Baker Street”, dos Undercover;

7º- “Too Much Love Will Kill You”, de Brian May;

8º- “Neighbor”, dos Ugly Kid Joe;

9º- “I Will Always Love You”, de Whitney Houston;

10º- “O Canto da Cidade”, de Daniela Mercury;