Monday 31 October 2011

"Love Hurts", Cher (canção #304)

Não é a primeira vez a versão de um tema dos The Everly Brothers surge no 20 Anos Depois. “Love Hurts” foi “reinventado” por artistas como Roy Orbinson, Nazareth (a mais conhecida das versões), Jim Capaldi, e Cher, que não fez por menos, e reeditou a canção por duas vezes. A primeira vez em 1975 e foi incluída no álbum "Stars". A segunda foi em 1991, e fez parte de "Love Hurts", título atribuido ao álbum. Neste caso,esteve longe de ser o tema de maior sucesso, mas foi, sem dúvidas, um dos mais interessantes.



20 Anos Depois… “Love Hurts”, de Cher.


Sunday 30 October 2011

"Polly", Nirvana (canção #303)

Mais um single retirado do álbum “Nevermind”, dos Nirvana. 20 anos depois do seu lançamento, este trabalho foi reeditado, atingindo o topo das tabelas de vendas em vários países. 



20 Anos Depois… “Polly”, dos Nirvana.


Saturday 29 October 2011

"Your Mirror", Simply Red (canção #302)

O álbum “Star”, dos Simply Red é, até à data, o álbum mais vendido da banda. Muitos êxitos “viram a luz do dia” graças a este trabalho, sendo um deles o single “Your Mirror”. Infelizmente, a banda anunciou o seu fim em Dezembro do ano passado.



20 Anos Depois… “Your Mirror”, dos Simply Red.


"Stand By My Woman", Lenny Kravitz (canção #301)

“Stand By My Woman” foi o quarto single do álbum “Mama Said”, o segundo da carreira do norte-americano Lenny Kravitz. Foi com este trabalho que o cantor atingiu notoriedade, consolidada com os trabalhos seguintes, transformado-o num dos principais referências musicais da actualidade.



20 Anos Depois… “Stand By My Woman”, de Lenny Kravitz.


Thursday 27 October 2011

"If You Have To Ask", Red Hot Chili Peppers (canção #300)

“If You Have To Ask” foi o quinto e último single retirado de “Blood Sugar Sex Magik”, dos Red Hot Chili Peppers. Este álbum é um marco histórico não só na carreira da banda californiana, mas também da música rock, graças a temas como “Give It Away” e “Suck My Kiss”.



20 Anos Depois… “If You Have To Ask”, dos Red Hot Chili Peppers. 


"Time, Love And Tenderness", Michael Bolton (canção #299)

“Time, Love And Tenderness” é o título do álbum de 1991 de Michael Bolton, e é, até à data, o trabalho de maior sucesso do cantor norte-americano. O single com o mesmo nome foi um dos destaques, atingindo lugares cimeiros das tabelas de vendas nos EUA e Reino Unido.



20 Anos Depois… “Time, Love And Tenderness”, de Michael Bolton.


Tuesday 25 October 2011

"Jam", Michael Jackson (canção #298)

Quem se sairá melhor: Michael Jackson a jogar basquete ou Michael Jordan a dançar? O vídeo “Jam”, quarto single retirado do álbum "Dangerous", dá a resposta. Nele, Jackson conta, mais uma vez, com a participação de uma estrela da NBA, talvez a maior daquela época, Michael Jordan. No vídeo “Remember The Time”, também do álbum “Dangerous”, conta com um cameo de “Magic” Johnson. 



20 Anos Depois… “Jam”, de Michael Jackson.


Monday 24 October 2011

"Oceans", Pearl Jam (canção #297)

Este ano celebra-se o vigésimo aniversário do lançamento do álbum “Ten”, dos Pearl Jam. Este trabalho da banda norte-americana tornou-se num dos mais importantes do rock, sendo uma referência para os seguidores do movimento grunge que, nessa altura, encontrava-se em fase de expansão. “Oceans” foi o seu quarto single, antecedido por “Alive”, “Even Flow” e “Jeremy”.



20 Anos Depois… “Oceans”, dos Pearl Jam. 


Sunday 23 October 2011

"Work", Technotronic (canção #296)

No final da década de 80, princípio da de 90, os Technotronic eram ewinavam no mundo da música de dança. O tema “Pump Up The Jam” foi a alavanca para o sucesso global. O álbum “Body To Body”, de 1991, seguiu deu continuidade ao estilo musical que lhes deram reconhecimento, e teve como seu segundo single “Money”.



20 Anos Depois… “Work”, dos Technotronic.


Saturday 22 October 2011

"Don't Let The Sun Go Down On Me", Oleta Adams (canção #295)

Em Outubro de 1991 era lançado o álbum “Two Rooms: Celebrating The Songs Of Elton John & Bernie Taupin”, que, como próprio nome indica, foi uma homenagem à dupla responsável por sucessos intemporais do rock. Vários cantores aceitaram dar a voz a novas versões da dupla: Jon Bon Jovi, George Michael, The Who, Tina Turner, Eric Clapton, entre outros. Um dos singles lançados deste álbum foi “Don’t Let The Sun Go Down On Me”, que é, provavelmente, a canção de Elton John com mais versões ate à data. Oleta Adams, cantora soul / jazz, que obteve um sucesso enorme no ano anterior com o álbum “Circle Of One”, foi a responsável pela nova “roupagem” da canção.



20 Anos Depois… “Don’t Let The Sun Go Down On Me”, de Oleta Adams.


Friday 21 October 2011

"Don't Dream It's Over", Paul Young (canção #294)

Uma das canções incluídas na colectânea de maiores sucessos de Paul Young, “From Time To Time – The Singles Collection” lançada em 1991, foi uma nova versão de “Senza Una Donna”, original de Zucchero, que contou com a participação do próprio, e que já foi destaque aqui no “20 Anos Depois”. Mas o destaque de hoje é outro: na mesma linha de “Senza Una Donna”, “Don’t Dream It’s Over”, um dos maiores sucessos dos Crowded House, foi merecedora de uma versão de Young, e foi igualmente incluída na referida colectânea. Algum valor acrescentado para o cantor britânico ou para a canção dos Crowded House? É, no mínimo, muito discutível…



20 Anos Depois… “Don’t Dream It’s Over”, de Paul Young.


Thursday 20 October 2011

"Church Of Your Heart", Roxette (canção #293)

“Church Of Your Heart” foi o quinto e último single de “Joyride”, lançado em 1991, que foi um dos álbuns de maior sucesso dos suecos Roxette. É uma das poucas canções da banda onde Per Gessle assume os vocais quase na totalidade, relegando a habitual vocalista Marie Fredriksson a uma posição mais secundária.



20 Anos Depois… “Church Of Your Heart”, dos Roxette.


Wednesday 19 October 2011

"Never Knew Love", Rick Astley (canção #292)

Terceiro single do álbum “Free”, de Rick Astley. O grande destaque deste trabalho foi “Cry For Help”, e “Never Knew Love” não conseguiu igualar esse sucesso.



20 Anos Depois… “Never Knew Love”, de Rick Astley.


Tuesday 18 October 2011

"Mothers Heaven", Texas (canção #291)

“Mothers Heaven” é o nome do segundo álbum de originais dos escoceses Texas, lançado em 1991. É, igualmente, o nome do quarto single deste trabalho, numa altura em que a banda mantinha a sonoridade original que a caracterizou.



20 Anos Depois… “Mothers Heaven”, dos Texas.




Monday 17 October 2011

"Head On", Pixies (canção #290)

“Head On” é uma popular canção dos The Jesus And Mary Chain, e que pertence ao álbum Automatic, de 1989. Nos anos seguintes, várias foram as versões editadas desta canção, sendo a mais bem sucedida aquela que os Pixies incluíram no seu álbum de 1991, “Trompe Le Monde”.



20 Anos Depois… “Head On”, dos Pixies.


Sunday 16 October 2011

"Don't Cry", Guns N'Roses (canção #289)

Um dos maiores destaques de 1991 foi a balada “Don’t Cry”, do álbum “Use Your Illusion I”, dos Guns N’Roses. Uma segunda versão desta canção fez parte do “Use Your Illusion II”, que apresentou uma letra alternativa, sem alteração da música. “Don’t Cry” é o primeiro segmento de uma trilogia denominada “Illusions Trilogy”, e que será destaque neste desafio.



20 Anos Depois… “Don’t Cry”, dos Guns N’Roses.


Saturday 15 October 2011

"Make It Happen", Mariah Carey (canção #288)

Terceiro single do álbum “Emotions”, da cantora norte-americana Mariah Carey. Para os adeptos de plágios musicais, “Make It Happen” é uma boa amostra, apresentando semelhanças com “I Want To Thank You”, de Kevin McCord.



20 Anos Depois… “Make It Happen”, de Mariah Carey.


Friday 14 October 2011

"Remember Me With Love", Gloria Estefan (canção #287)

“Remember Me With Love” foi o terceiro single do álbum “Into The Light”, da cantora Gloria Estefan. Este foi o primeiro trabalho da cantora cubana após sofrer um grave acidente de viação, que colocou em risco não só a sua carreira como também a própria vida.



20 Anos Depois… “Remember Me With Love”, de Gloria Estefan.


Thursday 13 October 2011

"Wherever I May Roam", Metallica (canção #286)

“Wherever I May Roam” foi o quarto single do aclamado “Metallica”, mais conhecido “Black Album”, dos Metallica. Graças a este trabalho, a banda californiana passou a ser uma das principais referências musicais do início da década de 90, apesar de pertencer a uma área musical um pouco “marginal” na altura.



20 Anos Depois… “Wherever I May Roam”, dos Metallica.


"If You Were Mine", Level 42 (canção #285)

Nas canções dos Level 42, o destaque instrumental acaba por se centrar na guitarra-baixo de Mark King, virtuoso executante desse instrumento (ele que também é o vocalista). Por isso, é surpreendente encontrar um tema da banda inglesa onde outro instrumento toma conta das atenções. “If You Were Mine” revela-nos uma excelente interpretação de bateria protagonizada por Gary Husband. O tema pertence a “Guaranteed”, o nono álbum da banda, lançado em 1991.



20 Anos Depois… “If You Were Mine”, dos Level 42.


Tuesday 11 October 2011

"What's Good", Lou Reed (canção #284)

A banda sonora de “Until The End Of The World”, filme de Win Wenders, foi uma das melhores de todas que foram editadas em 1991. Grandes nomes da música espalharam a sua sonoridade a cada metro de película do filme do realizador alemão. O veterano Lou Reed, membro da banda de culto Velvet Underground, foi um dos integrantes, contribuindo com o tema “What’s Good”, tema que seria incluído, um ano depois, no seu álbum “Magic And Loss”, tornando-se num dos principais temas da sua carreira a solo.



20 Anos Depois… “What’s Good”, de Lou Reed.



Lou reed - What's good por bebepanda

Monday 10 October 2011

"Feed My Frankenstein", Alice Cooper (canção #283)

Os veteranos do rock combinaram aparecer em 1991 em força. Bem, provavelmente não combinaram, o importante é que apareceram. Para além de Ozzy Osbourne, também Alice Cooper lançou o seu álbum, o 12º da sua carreira, intitulado “Hey Stoopid”. “Feed My Frankenstein” foi o seu terceiro single, e integrou a banda sonora do filme “Wayne’s World”, de Penelope Spheeris.



20 Anos Depois… “Feed My Frankenstein”, de Alice Cooper.


"Little Miss Can't Be Wrong", Spin Doctors (canção #282)

Do álbum “Pocket Full Of Kryptonite” dos Spin Doctors, memórias para além de “Two Princes” não devem abundar. “Little Miss Can’t Be Wrong” foi o segundo single do álbum, mas só foi lançado em 1993, tal com “Two Princes”. Parece que a banda norte-americana tinha um pequeno problema de timing no lançamento dos seus singles.



20 Anos Depois… “Little Miss Can’t Be Wrong”, dos Spin Doctors.


Saturday 8 October 2011

"Androgynous", Crash Test Dummies (canção #281)

A original foi lançada em 1984 e pertence aos The Replacements. A versão de “Androgynous” dos Crash Test Dummies pertence ao álbum de estreia da banda canadiana, “The Ghosts That Haunt Me”, e foi o terceiro single desse trabalho.



20 Anos Depois… “Androgynous”, dos Crash Test Dummies.


Friday 7 October 2011

"Feel So High", Des'ree (canção #280)

“Feel So High” foi o primeiro single da carreira da cantora inglesa Des’ree, lançado em 1991. No ano seguinte, a canção foi incluída no seu álbum de estreia, “Mind Adventures”. Inexplicavelmente, Des’ree “desapareceu” do mundo da música há 8 anos, sem haver sinais de um possível retorno.



20 Anos Depois… “Feel So High”, de Des’ree.


"That's What Love Is For", Amy Grant (canção #279)

“That’s What Love Is For” foi o quarto single do álbum “Heart In Motion”, de Amy Grant, uma das artistas que obtiveram maior destaque em 1991. Um feito surpreendente, pois não era habitual uma artista proveniente da “contemporary christian music” atingir os lugares cimeiros das tabelas de vendas a nível mundial.



20 Anos Depois… “That’s What Love Is For”, de Amy Grant.


Wednesday 5 October 2011

"Some Lie 4 Love", L.A. Guns (canção #278)

Como já foi referido aqui anteriormente, a história dos L.A. Guns está bastante ligada à dos Guns N’Roses. As bandas apresentam o mesmo estilo musical, como se pode verificar neste “Some Lie 4 Love”, segundo single do álbum “Hollywood Vampires”, lançado em 1991. Os L.A. Guns continuam activos, mas não têm lançado trabalhos originais, vivendo exclusivamente de espectátulos ao vivo.



20 Anos Depois… “Some Lie 4 Love”, dos L.A. Guns.


"Don't Let Me Down", The Farm (canção #277)

A única semelhança entre esta canção e um enorme êxito dos Beatles é, pelo que se consta, o título. “Don’t Let Me Down” foi o terceiro single retirado do álbum “Spartacus”, dos ingleses The Farm, e passou um pouco despercebido perante o público, muito por conta do sucesso de “All Together Now”, presente neste mesmo trabalho.



20 Anos Depois… “Don’t Let Me Down”, dos The Farm.


Tuesday 4 October 2011

"Wasted Time", Skid Row (canção #276)

Qualquer banda metálica tem de ter a sua balada da praxe. “Wasted Time” foi a eleita do álbum “Slave To The Grind”, dos Skid Row. Belos tempos eram estes para a banda norte americana, já que todos os trabalhos que se seguiram foram enormes fracassos de vendas. Apesar disso, continuam no activo.



20 Anos Depois… “Wasted Time”, dos Skid Row.


"Reality Used To Be A Friend Of Mine", P.M. Dawn (canção #275)

“Reality Used To Be A Friend Of Mine” foi mais um single retirado do álbum de estreia do grupo hip-hop norte americano P.M. Dawn, “Of The Heart, Of The Soul And Of The Cross: The Utopian Experience”. Este tema conseguiu algum reconhecimento graças a outros singles do mesmo álbum como “Set Adrift On Memory Bliss”, ou “A Watcher’s Point Of View: Don’t ‘Cha Think”, que já foram destacados neste desafio.



20 Anos Depois… “Reality Used To Be A Friend Of Mine”, dos P.M. Dawn.

Saturday 1 October 2011

"All 4 Love", Color Me Badd (canção #274)

“All 4 Love” foi o terceiro single retirado do álbum C.M.B. dos Color Me Badd. Cometeu a proeza de atingir o primeiro lugar do top de vendas norte americano, numa altura em que Michael Jackson, Guns N’Roses e Bryan Adams “reinavam” com os seus discos acabados de sair.



20 Anos Depois… “All 4 Love”, dos Color Me Badd.


Top 10 de Setembro: "Get Ready For This" novamente na liderança

Pela segunda vez, “Get Ready For This”, dos 2 Unlimited garantiu primeiro lugar do top mensal. Apesar de ter surgido neste desafio em Janeiro, o tema da banda holandesa continua “em grande forma”. Presença habitual neste top, Ozzy Osbourne com o seu “Mama, I’m Going Home” não desiludiu e surge na quarta posição.



1º “Get Ready For This”, dos 2 Unlimited
2º “Come As You Are”, dos Nirvana
3º “Auberge”, de Chris Rea
4º “Mama, I’m Coming Home”, de Ozzy Osbourne
5º “Senza Una Donna”, de Zucchero e Paul Young
6º “When A Man Loves A Woman”, de Michael Bolton
7º “Give In To Me”, de Michael Jackson
8º “Ticket To Heaven”, dos Dire Straits
9º “Walking In Memphis”, de Marc Cohn
10º “Never A Time”, dos Genesis