Thursday 31 March 2011

"Until She Comes", The Psychedelic Furs (canção #90)

Primeiro single do álbum “World Outside”, dos The Psychedelic Furs, banda britânica que conta com uma longa carreira, e é uma referência obrigatória no universo do rock alternativo.



20 Anos Depois… “Until She Comes”, dos The Psychedelic Furs. 


Wednesday 30 March 2011

"Lusitana Paixão", Dulce Pontes (canção #89)

Na minha opinião, se Portugal não ganhou o Festival Eurovisão da Canção em 1991, então não sei quando ganhará! “Lusitana Paixão”, interpretada por Dulce Pontes, composta por Zé da Ponte e Jorge Quintela, e letra de Fred Micaelo e Zé da Ponte, garantiu o oitavo lugar no concurso, mas tornou-se numa das principais referências da música moderna portuguesa, e serviu de inspiração para muitos jovens que aspiravam seguir uma carreira musical nos anos 90.
Como já foi aqui referido, em 1991 ganhou a Carola, com o tal “Fångad av en stormvind “




20 Anos Depois… “Lusitana Paixão”, de Dulce Pontes.


Tuesday 29 March 2011

"Good Vibrations", Marky Mark & The Funky Bunch (canção #88)

Antes de começar, a resposta é: sim! Marky Mark cantor é conhecido, actualmente, como Mark Wahlberg actor.
“Good Vibrations” foi o primeiro single retirado do álbum de estreia de Marky Mark & The Funky Bunch, grupo de hip hop norte americano, e que teve a participação de Loleatta Holloway (faleceu no passado dia 21).


20 Anos Depois… “Good Vibrations”, de Marky Mark & The Funky Bunch.

Monday 28 March 2011

"Unforgettable", Natalie Cole & Nat King Cole (canção #87)

A versão original é de 1951 e pertence a Irvin Gordon; a versão mais popular é, igualmente, de 1951 e foi interpretada por Nat King Cole; a versão deste desafio ficou em família: Natalie Cole fez um “dueto” com seu pai, Nat (falecido em 1965), graças à tecnologia, originando um dos temas mais populares desse ano, tendo ganho 3 Grammys, um dos quais, canção do ano. “Unforgettable” faz parte do 13º álbum da cantora norte americana, intitulado “Unforgettable… With Love”.



20 Anos Depois… “Unforgettable”, de Natalie Cole & Nat King Cole.

Sunday 27 March 2011

“Captured By A Lovestorm (Fångad Av En Stormvind)", Carola (canção #86)


Quando se trata de Festival da Eurovisão da Canção, uma das eternas candidatas é a Suécia. Para além dos ABBA, uma artista destacou-se na representação deste país nórdico na competição. Carola Maria Häggkvist, ou apenas Carola, esteve presente por três vezes (1983, 1991 e 2006), e triunfou na edição de 91 realizada em Itália, com o tema "Fangad Av En Stormvind" ("Captured By A Lovestorm", em inglês).


20 Anos Depois... "Captured By A Lovestorm (Fangad Av En Stormvind)", de Carola.

Saturday 26 March 2011

"Right Here, Right Now", Jesus Jones (canção #85)

“Right Here, Right Now”, é uma canção dos britânicos Jesus Jones, e pertence ao segundo álbum da banda, “Doubt”, lançado no início de 1991.




20 Anos Depois… “Right Here, Right Now”, dos Jesus Jones.


Friday 25 March 2011

"Everyday Sunshine", Fishbone (canção #84)

Canção do álbum “The Reality Of My Surroundings”, o terceiro dos Fishbone, banda de rock alternativo norte Americana.




20 Anos Depois… “Everyday Sunshine”, dos Fishbone.


Thursday 24 March 2011

"To Be With You", Mr. Big (canção #83)

Uma das canções de maior êxito da carreira dos norte americanos Mr. Big é “To Be With You”, segundo single do álbum “Lean To It”, de 1991.




20 Anos Depois… “To Be With You”, dos Mr. Big.


Wednesday 23 March 2011

"How I Could Just Kill A Man”, Cypress Hill (canção #82)

O álbum homónimo da banda de hip hop Cypress Hill foi lançado em 1991, e teve como single de lançamento “How I Could Just Kill A Man”, que faz parte deste desafio.




20 Anos Depois… “How I Could Just Kill A Man”, dos Cypress Hill.


Tuesday 22 March 2011

"Thought I’d Died And Gone To Heaven”, Bryan Adams (canção #81)

Um dos grandes sucessos retirados do multi-platinado “Waking Up The Neighbours”, de Bryan Adams foi “Thought I’d Died And Gone To Heaven”, sendo o quarto na hierarquia de lançamentos. Não é “(Everything I Do) I Do It For You”, mas é uma das grandes baladas do artista canadiano.




20 Anos Depois… “Thought I’d Died And Gone To Heaven”, de Bryan Adams.


Monday 21 March 2011

"Motownphilly", Boyz II Men (canção #80)

“Motownphilly” foi o primeiro single do álbum de estreia dos norte americanos Boyz II Men, “Cooleyhighharmony”. As 12 milhões de cópias vendidas são a prova do êxito imediato desta banda de R&B.




20 Anos Depois… “Motownphilly”, dos Boyz II Men.


Sunday 20 March 2011

"Senza Una Donna", Zucchero & Paul Young (canção #79)

Em 1991, Zucchero e Paul Young gravaram uma versão de uma canção do artista italiano chamada “Senza Una Donna”. Motivo? Não sei, mas conseguiu atingir o topo da tabela de vendas de vários países europeus.




20 Anos Depois… “Senza Una Donna”, de Zucchero e Paul Young.


Saturday 19 March 2011

"Whenever You Need Me", T'Pau (canção #78)

Outra grande referência dos anos 80 presente neste desafio. Os britânicos T’Pau, autores do estrondoso hit “Chine In Your Hand”, lançaram em 1991 o seu terceiro álbum de originais, “The Promise”, de onde se destacou o single “Whenever You Need Me”, o primeiro single.




20 Anos Depois… “Whenever You Need Me”, dos T’Pau.



Friday 18 March 2011

"Gypsy Woman (She’s Homeless)", Crystal Waters (canção # 77)

O nome da canção é “Gypsy Woman (She’s Homeless)”, ou também “Gypsy Woman (La Da Dee La Da Da)”. Alcançou enorme sucesso no “meio” da house music, e foi o grande destaque da carreira de Crystal Waters, logo no seu primeiro trabalho, “Surprise”. Acabaria por lançar mais dois álbuns, no entanto, sem atingir tal notariedade.




20 Anos Depois… “Gypsy Woman (She’s Homeless)”, de Crystal Waters.


Thursday 17 March 2011

"Diamonds And Pearls", Prince & The New Power Generation (canção #76)

“Diamonds And Pearls”, para além de ser o nome do álbum de 1991 de Prince & The New Power Generation, é também um das canções de destaque retiradas desse trabalho. Mais um bom exemplo do excelente trabalho deste artista norte americano, que tem aqui a sua segunda participação neste desafio.
Infelizmente, não foi possível colocar o vídeo original neste post. O Prince é tramado para estas coisas...




20 Anos Depois… “Diamonds And Pearls”, de Prince & The New Power Generation.


Wednesday 16 March 2011

"Rush", Big Audio Dynamite II (canção #75)

Mick Jones, ex-membro dos The Clash, fundou, nos anos 80, uma banda denominada Big Audio Dynamite, também conhecida como BAD. Após vários trabalhos, mudança de elementos da formação, e até uma mudança de nome (Big Audio Dynamite II), em 1991 lançam um novo trabalho intitulado “The Globe”, que teve como seu single de lançamento “Rush”.




20 Anos Depois… “Rush”, dos Big Audio Dynamite II.


Tuesday 15 March 2011

"I Wanna Sex You Up", Color Me Badd (canção #74)

Uma das canções de maior sucesso de 1991 foi “I Wanna Sex You Up”, dos Color Me Badd, banda norte americana de R&B. Faz parte do álbum de estreia, “C.M.B.”.




20 Anos Depois… “I Wanna Sex You Up”, dos Color Me Badd.


Monday 14 March 2011

"Even Better Than The Real Thing", U2 (canção #73)

“Even Better Than The Real Thing” foi quarto single do bem sucedido álbum ”Achtung Baby”, dos U2. Aviso: assistir este video muitas vezes pode originar tonturas!



20 Anos Depois… “Even Better Than The Real Thing”, dos U2.

Sunday 13 March 2011

"Loaded", Primal Scream (canção #72)

“Screamadelica” foi o álbum de estreia dos Primal Scream. O single de lançamento foi “Loaded”, e é a primeira participação da banda escocesa neste desafio.




20 Anos Depois… “Loaded”, dos Primal Scream.


Saturday 12 March 2011

"The Bug", Dire Straits (canção #71)

“The Bug” foi o quarto single retirado do álbum “On Every Street”, dos Dire Straits. O vídeo é uma homenagem a uma paixão antiga de Mark Knopfler: as corridas de automóveis. É a segunda participação da banda britânica neste desafio.



20 Anos Depois… “The Bug”, dos Dire Straits.

Friday 11 March 2011

"I'm Going Slightly Mad", Queen (canção #70)

O vídeo / canção mais… “bizarro” do álbum “Innuendo” dos Queen é,  sem dúvida, “I’m Going Slightly Mad”, segundo single daquele que foi o último trabalho de Freddie Mercury antes de falecer em Novembro de 1991. Para disfarçar o debilitado estado de saúde do artista, foram usadas "montanhas" de maquilhagem e o vídeo tem fotografia a preto e branco.



20 Anos Depois… “I’m Going Slightly Mad”, dos Queen.


Thursday 10 March 2011

"I Touch Myself", Divinyls (canção#69)

“I Touch Myself” foi o single de lançamento do álbum homónimo dos Divinyls, o quinto de originais da carreira da banda australiana.




20 Anos Depois… “I Touch Myself”, dos Divinyls.  


Wednesday 9 March 2011

"Não Sou O Único", Resistência (canção #68)

Resistência foi (é) um projecto que reuniu vários artistas com o objectivo de, à sua maneira, gravar versões de alguns êxitos da música portuguesa contemporânea. O álbum de estreia, “Palavras Ao Vento” lançado em 1991, presenteou-nos com canções que ficaram registadas para sempre na memória do universo musical português. Um bom exemplo foi o primeiro single do álbum, “Não Sou o Único”, um original dos Xutos & Pontapés, grande sucesso de vendas e grande cartão de visita deste projecto.



20 Anos Depois… “Não Sou O Único”, dos Resistência.

Tuesday 8 March 2011

"Hold On My Heart", Genesis (canção #67)

“Hold On My Heart” foi o terceiro single retirado do álbum “We Can´t Dance”, dos Genesis. É a segunda participação da banda britânica neste desafio, depois de “No Son Of Mine”.




20 Anos Depois… “Hold On My Heart”, dos Genesis.


Monday 7 March 2011

"Live And Let Die", Guns N´Roses (canção #66)

“Live And Let Die” é uma canção de Paul McCartney & Wings, de 1973, e que integrou uma das aventuras do agente secreto 007 (“Live And Let Die”). Passados dezoito anos, os norte americanos Guns N´Roses gravaram a sua própria versão do tema, fazendo parte do álbum “Use Your Illusion I”. Este seria o segundo single deste trabalho a ser lançado.
Esta é a segunda participação dos Guns N´Roses neste desafio, mas é a primeira referente ao primeiro “Use Your Illusion” (a primeira pertenceu a “You Could Be Mine”, do álbum “Use Your Illusion II”).




20 Anos Depois… “Live And Let Die”, dos Guns N´Roses.


Sunday 6 March 2011

"Night Calls", Joe Cocker (canção #65)

“Night Calls” é o décimo quarto álbum do britânico Joe Cocker, e foi lançado em 1991 no Reino Unido. O lançamento nos Estados Unidos seria um ano depois. Destaque para a canção com o mesmo nome do álbum, que se tornou um dos maiores êxitos do artista.




20 Anos Depois… “Night Calls”, de Joe Cocker. 


Saturday 5 March 2011

"Everything About You", Ugly Kid Joe (canção #64)

“Everything About You” pertence ao álbum “America’s Least Wanted”, o primeiro dos Ugly Kid Joe, lançado em…1992. No entanto, em Outubro de 1991,a banda norte americana lançou o EP “As Ugly As They Wanna Be”, que continha seis faixas, sendo uma delas “Everything About You”. A par de “Cats On The Craddle”, esta canção é o destaque maior da carreira deste agrupamento.




20 Anos Depois… “Everything About You”, dos Ugly Kid Joe.


Friday 4 March 2011

"Fading Like A Flower (Every Time You Leave)", Roxette (canção #63)

Segunda participação dos Roxette neste desafio. O álbum “Joyride” contém grande parte dos sucessos deste duo sueco. Um deles é “Fading Like A Flower (Every Time You Leave)”, o segundo lançamento deste trabalho.




20 Anos Depois…” Fading Like A Flower (Every Time You Leave)”, dos Roxette.


Thursday 3 March 2011

"Beauty And The Beast", Celine Dion & Peabo Bryson (canção #62)

Um fã da página do “20 Anos Depois…” no Facebook, Vinicius Cardoso, sugeriu a canção “Beauty And The Beast”, que pertence à banda sonora do filme de animação da Disney com o mesmo nome. Por razões óbvias, esta canção faz parte da lista! Para além do sucesso alcançado, venceu o Oscar para Melhor Canção Original de 1991. A interpretação esteve a cargo de Celine Dion e Peabo Bryson, tendo a cantora canadiana integrado a canção no seu segundo álbum, “Celine Dion”.




20 Anos Depois… “Beauty And The Beast”, de Celine Dion & Peabo Bryson. 


Wednesday 2 March 2011

"The Fire Inside", Bob Seger & The Silver Bullet Band (canção #61)

Bob Seger lançou em 1991 o seu décimo quarto álbum de originais, intitulado “The Fire Inside”, de onde fazia parte o single com o mesmo nome, e que acabou por ser o destaque maior deste seu trabalho, e um dos temas mais relevantes da longa carreira deste artista norte americano, que contou, mais uma vez, com a sua banda de longa data, The Silver Bullet Band.


20 Anos Depois… “The Fire Inside”, de Bob Seger & The Silver Bullet Band.

Tuesday 1 March 2011

"Black Or White", Michael Jackson (canção #60)

Eis que o Rei surge no desafio! 1991 foi o ano de lançamento do oitavo álbum de originais de Michael Jackson,”Dangerous”. Como seria de esperar, atingiu o topo de vendas um pouco por todo o planeta, tal como os seus singles. O primeiro deles foi “Black Or White” que, como era habitual nos trabalhos de Jackson, foi acompanhado por um vídeo repleto de efeitos visuais, realizado por John Landis (o mesmo de Thriller), e que teve participações de Macauley Culkin, George Wendt, e Tyra Banks.



20 Anos Depois… “Black Or White”, de Michael Jackson.


Top 10 de Fevereiro

O Top 10 de Fevereiro trouxe bastante surpresas e algumas decepções. A seguir, a lista das postagens mais vistas do mês passado.

1º “Save The Best For Last”, de Vanessa Williams
2º “Enter Sandman”, dos Metallica
3º “Crazy”, de Seal
4º “Give It Away”, dos Red Hot Chili Peppers
5º “Teatro Dos Vampiros”, dos Legião Urbana
6º “Losing My Religion”, dos R.E.M.
7º “Mama, I’m Going Home”, de Ozzy Osbourne
8º “Sailing On The Seven Seas”, dos OMD
9º “I’m Too Sexy”, dos Right Said Fred
10º “Logo Que Passe a Monção”, de Rui Veloso